segunda-feira, 14 de março de 2011

Dietas da moda

Dietas da moda, de um modo geral, prometem emagrecimento rápido e sem muito esforço. Tais dietas não recebem apoio dos nutricionistas e podem ser perigosas, uma vez que a maioria não é balanceada e pode causar deficiência de certos nutrientes. Além disso, emagrecer muito rapidamente, a menos que seja sob orientação médica, não é saudável.
Outro problema com as dietas da moda é que, apesar de poderem causar emagrecimento a curto prazo ao restringir a ingestão de calorias, elas dificilmente podem ser mantidas por um longo período de tempo. Desta forma, na maioria das vezes a pessoa recupera o que emagreceu, o chamado efeito sanfona.

O mais importante para manter um peso saudável e ideal é ter uma alimentação saudável, dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Exemplos de dietas da moda:

Dieta do Atum - Essa dieta orienta o consumo de várias porções de atum enlatado. Como a base da dieta é apenas um tipo de alimento, há carência de nutrientes como carboidratos, cálcio e ferro. Mesmo para quem adora atum, é provável que ficará enjoado de tanto comer esse peixe.
Dieta da USP - Essa dieta aproveita-se do nome da USP para dar a impressão de seriedade científica. A verdade é que a USP nunca elaborou nenhuma dieta como essa. De um modo geral, a chamada dieta da USP preconiza a restrição total de carboidratos, permitindo apenas o consumo de gorduras e proteínas. Ela pode ser perigosa, pois não é balanceada e há o consumo exagerado de proteínas e gorduras.
Dieta da Clara do Ovo - Essa dieta ganhou notoriedade quando Scheila Carvalho declarou ter perdido 15 kg comendo apenas clara de ovo e batata. É claro que restringindo a dieta a apenas 2 alimentos a pessoa vai sofrer de carências nutricionais.
Outras dietas da moda - Há uma ampla variedade de dietas da moda que incluem a dieta do abacaxi, da sopa, da lua e do fast-food.
DIETA DO TIPO SANGUÍNEO
Sugere uma dieta diferente para cada tipo sanguíneo pois acredita que, de acordo com tipo sanguíneo, as necessidades nutricionais de cada um são diferentes e devem ser respeitadas.
As necessidades nutricionais variam de acordo com características específicas de cada um que vão muito além do tipo sanguíneo. Nao existem estudos que comprovem os efeitos desta dieta.

Existem inúmero tipos de dietas, apenas citei alguns como exemplo.

Resumindo não há nenhuma dieta milagrosa que faça perder muito peso em poucos dias. As dietas que anunciam esse resultado são, na melhor das hipóteses, temporárias porque recupera-se rapidamente o peso perdido assim que se retoma uma alimentação normal  ou, o que é ainda pior, perigosas para a saúde. O mesmo se aplica aos medicamentos que reduzem o apetite ou aceleram o consumo energético do organismo. A maior parte dos médicos recusa-se a receitá-los, pois têm efeitos secundários perigosos. No entanto, o seu médico poderá aconselhar-lhe uma dieta e controlar os resultados da mesma. A melhor maneira de perder peso com efeitos benéficos para a saúde consiste em adotar uma alimentação equilibrada, que forneça ao seu organismo quantidades suficientes de carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas para conservar a saúde; porém, se você consumir menos calorias do que aquelas que o seu organismo despende na produção de energia, poderá perder peso. Faça-as nas horas certas e como frutas ou tome sucos entre as refeicoes. Se pular uma refeição, terá tanta fome quando voltar a comer que acabará por compensar a refeição que evitou. Sirva-se de quantidades moderadas  os alimentos sólidos ou líquidos, na maior parte, engordam se forem consumidos em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário