terça-feira, 21 de junho de 2011

Como ter mãos jovens

Hidrate e proteja as mãos do sol para evitar o envelhecimento precoce
Médico diz quais os segredos para prevenir o envelhecimento

As mãos ficam tão expostas quanto o rosto, mas não costumam ter o mesmo tratamento. Não é de se estranhar, portanto, que há quem diga que elas entregam a idade real de alguém. Isso se não fizerem a pessoa parecer mais velha. Para não correr esse risco, a única saída é começar a dispensar o mesmo cuidado a elas que se tem com outras partes do corpo. É mais simples do que você pode imaginar.

O médico Erasmo Tokarski, que atende em Brasília e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que a prevenção do envelhecimento precoce das mãos começa em casa. “Não tem mistério. A melhor coisa a se fazer é usar hidratantes que tenham vaselina e proteção solar”, fala. Por isso, da próxima vez que for aplicar o filtro solar no rosto, não se esqueça de espalhá-lo também pelas mãos, assim como o hidratante.

Mas não é só isso. Fique de olho também no excesso de água e sabão. “O melhor cuidado para prevenir o envelhecimento é evitar o mínimo possível de água e sabão, pois o uso em excesso tira a gordura natural das mãos e ajuda a envelhecer”, comenta o médico. Mesmo as donas de casa não têm desculpa: basta usar luvas toda vez que for trabalhar com água e sabão.

 

Depois que as marcas já apareceram, o jeito é apelar para os tratamentos profissionais. “Há o preenchimento – que é a aplicação de ácidos hialurônicos, gordura, hidroxiapatita (radiesse) ou ácido polilático (sculptra) –, que tem por objetivo ocupar o espaço da gordura que foi absorvida e dar um aspecto mais saudável e jovial para o dorso das mãos”, explica o dermatologista, que também cita o pelling com ácidos e a aplicação de lasers específicos.

Esses métodos são indicados tanto para reduzir as rugas quanto as manchas. E por falar em manchas, o doutor Erasmo faz um alerta para não se deixar levar por receitas caseiras. “Não existem receitas caseiras eficazes, pois as manchas são mais intensas e precisam de um tratamento profundo”, finaliza. Ou seja, se elas já apareceram, corra para o dermatologista. Se não, comece a proteger as mãos agora mesmo.

Beijos,
Jane Valery

Fonte: Terra/Especial/pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário