quarta-feira, 22 de junho de 2011

Descubra se alguem está mentindo a partir da linguagem corporal 

Assistir à série “Lie to Me”, exibida aqui no Brasil pelo canal a cabo Fox, aguça cada vez mais a minha curiosidade sobre linguagem corporal. Na série, o protagonista é um especialista em detectar mentirosos a partir de sinais de dissimulação. Teoricamente, quando mentimos, contrariamos o nosso próprio cérebro e essa contradição faz com que nosso corpo dê sinais de ansiedade.

Vamos a algumas dicas para descobrir se ele está mentindo por meio da análise dos sinais da linguagem corporal dele:

• O mentiroso tende a levar a mão ao rosto enquanto fala: ele pode passar os dedos nos lábios, coçar o nariz, apertar as bochechas. Levar a mão tentando encobrir parte da boca, de onde a mentira acabara de sair, é o gesto mais comum do mentiroso.
 
• Os silêncios são incômodos para os mentirosos. Então, é possível que ele coloque mais detalhes do que o necessário na história para tentar torná-la mais convincente e evitar esses momentos de silêncio.
• O mentiroso tende a responder utilizando as mesmas palavras da pergunta, por exemplo:
-Você estava jogando bola?
-Sim, eu estava jogando bola.
Ele podia responder apenas “estava”, mas não. Na tentativa de enrolar a vítima, o "filho da mãe" tende a ser prolixo.
 
• Quando está mentido, a pessoa tende a ficar retraída, com os braços encolhidos.
 
• A menos que seja um ótimo ator, o mentiroso costuma se atrapalhar com as demonstrações de emoção. É possível que ele esteja contando uma coisa engraçada agora e esboce o riso só depois. O mesmo pode acontecer em casos de espanto, raiva…
 
• O mentiroso evita olhar nos olhos do interlocutor ao contar a mentira.
 
• Se ele estiver mentido, ficará visivelmente mais relaxado se você mudar de assunto subitamente. Se estiver falando a verdade, tende a insistir um pouco mais naquele assunto, sem entender o por quê da mudança brusca.

A partir de agora, evite fazer perguntas importantes via telefone ou messenger, já que fica muito mais fácil mentir por esses meios. E se continuar desconfiada, vale encostar o gato na parede!


Beijos,
Jane Valery

Fonte: Yahoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário