quinta-feira, 12 de maio de 2011

Aprenda a melhorar o diálogo e a energia da família


A falta de amor ou diálogo entre pais e filhos é um trauma muito grande para todos e pode fazer muito estrago durante anos e gerações. E olha que, muitas vezes, nem terapia resolve, pois a mágoa e a tristeza ficarão registrados no inconsciente de todos os envolvidos.
Está mais do que claro que a harmonia familiar é muito importante para a saúde física, mental e emocional de todos os membros. O amor é essencial. Mas o dialogo é fundamental. Falar o que sente, expressar as emoções, colocar para fora as raivas: discutir a relação faz parte do crescimento e da união da família.
De pouco adianta um consultor de Feng Shui aconselhar a espalhar fotos da família pela casa, para fortalecer a união e alegria, se a família é muda, ninguém olha na cara do outro e não há conversa franca.
Do que adianta aplicar o Ba-Gua (mapa de pontos energéticos) na casa, energizar os setor da família com símbolos familiares como casas, bichos ou brasão do sobrenome, se cada membro fica no seu quarto vendo TV e nem se lembra do irmão ou dos pais.
Temos que fortalecer os laços familiares e a comunicação em todas as fases da vida em família. Ensine aos filhos que o diálogo é uma ferramenta que abre as portas do céu, enquanto o silêncio total nos leva ao inferno do egoísmo e da solidão.
Deixe seu filho brincar na sala e se divirta com ele. Incentive-o a trazer os amigos para casa. Leve as crianças, pelo menos uma vez por mês, para comer besteira no shopping (e coma com eles). Mas, em troca, exija que eles sentem-se na mesa de jantar para compartilhar as refeições e contar as novidades.
Coloque um computador com internet na sala de TV. Assim, toda a família ficará junta na hora da diversão ou do estudo. Quando os filhos crescerem, continue a achar que eles são pequenos. Eles podem dizer que não gostam. Mas, no fundo, vão adorar.
Ligue para eles quando saírem com os amigos e as namoradas. Porém, tenha cautela para não interferir demais. Quando seu filho sair de casa, ligue para ele sempre. Ele vai reclamar. Mas vai adorar.
E você filho ou filha? Vai fazer o que para melhorar o diálogo com seus pais? Que tal contar que adorou a nova cor de cabelo da mãe ou a bermuda do pai? Por que não sentar com os pais para fazer as refeições e contar as fofocas da escola?
Por que não ligar para a mãe ou o pai pedindo uma opinião sobre um assunto que o preocupa? Por que não almoçar com eles aos finais de semana em que não for viajar? Por que não ser um filho presente e uma filha "tagarela" que está sempre junto com a família?
Por mais que esteja sem tempo ou trabalhando muito, é bom lembrar que, um dia, eles não estarão mais por aqui e você terá o tempo todo para sentir saudades de diálogos que nunca teve com eles. Por isto, ligue agora para eles ou vá já visitá-los. O bom filho à boa casa torna.
Beijos,
Jane Valery

Nenhum comentário:

Postar um comentário